Find the best solutions for your business.

NEWS

Bateria de Íons de Lítio

User Rating: 0 / 5

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Bateria de Íons de Lítio

As Baterias de Íons de Lítio atualmente são muito usadas em produtos eletrônicos, tais como celulares e computadores portáteis. São baterias recarregáveis modernas, elas são vantajosas quanto a sua densidade de energia, uma vez que que o lítio é um elemento altamente reativo.

 

Umas das grandes vantagens desse tipo de bateria é que elas não possuem o efeito memória, conhecido como vício de bateria, por esse motivo há a possibilidade de carregar apenas parte da bateria, e não existe a necessidade de esperar que ela se descarregue totalmente para poder recarrega-la. Graças a essa característica que contribui para a vida do usuário, o processo de carga e descarga não requer tanta atenção, porém isso não quer dizer que ele possa ser feito de qualquer maneira.

Como proceder na primeira utilização da bateria ?

Efetuar a calibragem 

A calibragem serve para nivelar as células da bateria, garantindo um melhor desempenho.

A calibragem consiste em carregar a bateria 100% e, em seguida, descarregá-la até 0%. E depois tornar a carregar novamente. Esse processo deve ser realizado três vezes na primeira utilização.

Não é recomendado fazer esse processo de forma rotineira, visto que ele pode aumentar o nível de desgaste de sua bateria. 

Quais são as recomendações de uso ?

Evitar que a carga seja zerada

Evite permitir que a bateria descarregue até desligar seu aparelho, sendo que cada vez que uma bateria de Íon de Lítio descarrega completamente ela perdeu um ciclo de vida. 

Sempre que possível, mantenha a bateria entre 30% a 80% de carga. Sendo assim toda vez que a carga estiver próxima a 30% coloque-a para carregar, e quando ela estiver em 80% desconecte-a. Assim, você evita que ela complete um ciclo completo, aumentando a vida útil. 

Evite altas temperaturas

Não exponha a bateria a altas temperaturas, isso pode reduzir consideravelmente a vida útil da bateria. A temperatura recomendada é entre 15 °C e 20 °C. 

Realizar cargas periódicas

Caso seu aparelho não seja utilizado por mais de uma semana (7dias): 

- Efetue o carregamento da bateria até 60% de carga; 

- Retire a bateria do aparelho e guarde-a em um lugar cuja temperatura não ultrapasse 25 °C; 

-É aconselhável colocá-la dentro de um plástico anti-estático (não energizado) e lacrar a embalagem para que não entre poeira nos contatos da bateria. 

Cuidados importantes na utilização das baterias Li-Íon 

-Em caso de quedas, acidentes ou danificações é aconselhável enviar a bateria ao distribuidor para análise, pois podem gerar risco de incêndio ou explosão; 

-Há risco de explosão ou incêndio caso a temperatura da bateria exceda 60 °C. Assim o recomendado é que a bateria fique a uma temperatura abaixo de 50 °C; 

-O modelo da bateria deverá ser compatível com o do equipamento. Não tente substituir por outro modelo, pois o mesmo poderá ocasionar explosão ou incêndio; 

-Não abra o invólucro* plástico que faz parte do corpo da bateria, caso haja algum vazamento da mesma não toque no eletrólito da mesma; 

-Sempre recarregue a bateria em locais ventilados, de preferência em temperatura ambiente de até 25 °C, visto que quando a bateria está sendo carregada ela apresenta um aumento considerável de temperatura; 

-Não jogue as baterias velhas no lixo comum. Faça o descarte seguindo as recomendações corretas descritas abaixo. 

*Invólucro: estrutura plástica externa que envolve os componentes internos. 

Descarte e Reciclagem

Conforme a resolução do Ministério do Meio Ambiente, ficam terminantemente proibidas as seguintes formas de descarte das baterias: 

  1. Lançamento a céu aberto, tanto em áreas urbanas como rurais;
  2. Queima a céu aberto ou em recipientes, instalações ou equipamentos não adequados, conforme legislação vigente.
  3. Lançamento em cursos d’água, praias, manguezais, terrenos baldios, poços ou cacimbas, cavidades subterrâneas, em redes de drenagem de águas pluviais, esgotos, eletricidade ou telefone ou em áreas sujeitas à inundação. 

Baterias descartadas de forma incorreta podem gerar danos à saúde e ao meio ambiente. Realize o descarte correto de sua bateria usada. Procure um programa de material mais próximo de sua região para que seja feita a destinação e reciclagem correta. 

Escrito por: Ana Paula Silva Coelho

Sua empresa possui necessidades especificas de mercado, nós possuímos as soluções ideais para o seu negócio.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS:http://rvsis.com.br/index.php/solucoes/gestao-de-manufatura

PrintEmail